180 cachoeiras e 100 pontos turísticos da Estrada Real

Aplicativo criado por dois mineiros de São João del-Rei promete facilitar a vida das pessoas que gostam de cachoeiras e turismo ecológico. Com ele, definitivamente, a tecnologia se conectou à natureza. Pelo menos em Minas Gerais. Em um ano e meio, o projeto Cachoeiras da Estrada Real, da Ecoguias, mapeou 180 cachoeiras e mais de 100 pontos turísticos em 21 cidades ao longo do caminho real. As quedas d’água foram georreferenciadas no local, o que permite traçar todas por GPS, dispensando a conexão com internet. A ferramenta conta com produção audiovisual inédita e exclusiva com uso de drones e câmeras subaquáticas.

Além disso, oferece informações sobre onde se hospedar e comer, serviços existentes nos municípios – postos de gasolina, bancos e telefones de emergência –, além de guias e receptivos turísticos. O aplicativo é gratuito e será lançado primeiro para o sistema operacional androide e depois para o IOS. Confira dicas sobre algumas cachoeiras que fazem parte do app.

» Cachoeiras dos Garcias
Aiuruoca (MG)

Com certeza a cachoeira mais encantadora do município, considerada por muitos uma das mais belas de toda a Serra da Mantiqueira. São cerca de 30 metros de queda livre de água cristalina, que formam um imponente poço de 10 metros de diâmetro com até cinco metros de profundidade, propício para banho.

Acervo Ecoguias/Divulgação

» Cachoeira do Mangue
Tiradentes (MG)

Encravada aos pés da Serra de São José, a Cachoeira do Mangue encanta seus visitantes pelo charme de sua queda e a beleza do poço de águas cristalinas, ideal para banho.

Raul Meireles Rodrigues/Divulgação

» Cachoeira do Quatorze
São João del-Rei (MG)

Uma das mais belas cachoeiras do município, com uma linda queda d’agua e um poço com prainha para relaxar e desfrutar da natureza. Ideal para um passeio em família.

Acervo Ecoguias/Divulgação

» Janela do Céu
Conceição do Ibitipoca (MG)

O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata mineira. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. No parque você encontra esse cartão-postal de Minas Gerais: a Janela do Céu. Uma bela cachoeira para quem gosta de se aventurar por trilhas pelo caminho.

Acervo Ecoguias/Divulgação

» Cachoeira Serra Morena
Serra do Cipó (MG)

A cachoeira Serra Morena fica nas dependências da Pousada Serra Morena, unidade particular de uso sustentável. Dispõe de belas quedas, com poços ideais para banho, com águas frias e límpidas.

Acervo Ecoguias/Divulgação

» Cachoeira da Proa
Carrancas (MG)

Pertence ao complexo da Zilda. A chegada se dá por cima da cachoeira e logo abaixo está o poço. É um local de pouca visitação. Uma ótima pedida para quem gosta de tranquilidade.

Acervo Ecoguias/Divulgação

» Cachoeira do Saco Bravo
Paraty (RJ)

Uma das mais belas cachoeiras da Estrada Real. Pouco antes de desaguar no mar, forma uma piscina natural de águas cristalinas. O prazer de estar em um poço de água doce olhando para o mar quebrando nas pedras é indescritível.

Acervo Ecoguias/Divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s