Onde ir, ficar e comer em Urubici

Filipe Gatz/Flickr

Quem gosta de aproveitar as férias para entrar em contato com a natureza pode acrescentar Urubici no roteiro da Serra Catarinense. A cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, pode ser pequena, mas seus arredores têm atrativos naturais para ninguém botar defeito.

Um dos pontos turísticos da região que chamam mais a atenção é o Morro da Igreja, que está a mais de 1.800 metros de altitude. Localizado no Parque Nacional de São Joaquim, é o terceiro mais alto do estado e o quinto da Região Sul. O local também tem o título de ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Lá, as temperaturas nesta época do ano são negativas e costuma cair neve também.Birdaum/Flickr - 4/5/12A Pedra Furada encanta os visitantes da região

Do topo do Morro da Igreja, é possível observar a Pedra Furada, formação rochosa com uma abertura no meio. Durante o inverno, não se esqueça de se agasalhar bem. A temperatura está frequentemente abaixo de zero. Em dias de forte neblina e mau tempo, a visitação ao local é suspensa.

Vista indescritível

Para visitar o Morro da Igreja é necessária uma autorização prévia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, só é autorizado o trânsito de pedestres, ciclistas, motocicletas e automóveis com capacidade de até 18 passageiros. A permissão para a entrada no local é feita na sede do Parque Nacional, na Avenida Felicíssimo Rodrigues Sobrinho 1.542, Bairro Esquina, em Urubici. A retirada da autorização ocorre das 8h à 12h e das 13h às 16h30 para quem pretende visitar o parque no mesmo dia. Para outros dias, a retirada pode ser feita até as 17h. O serviço é gratuito.Ricardo Mercadante/Flickr Morro do Campestre tem a melhor vista do vale

Em Urubici, não deixe de conhecer o Morro do Campestre — ou Morro da Cruz, como também é conhecido. É um passeio que exige esforço físico. Mas os 1.380 metros de altitude proporcionam uma vista panorâmica incrível do Vale do Rio Canoas. No topo, a formação rochosa de arenito ajuda a completar o visual. Mas vá preparado: a trilha é íngreme, estreita e acidentada. Não se esqueça de levar garrafas d’água.

Para fazer a trilha e subir até o topo do morro é preciso pagar uma taxa de R$ 2 na entrada da propriedade particular onde o atrativo está localizado. Visite também o Rio Sete Quedas, uma sucessão de cachoeiras a um quilômetro do Morro do Campestre.

De volta ao passado

Os registros dos povos que viveram há 4 mil anos na região ainda podem ser vistos. Na estrada que liga Urubici a São Joaquim, a 5km do centro da cidade, o turista pode visitar o sítio arqueológico com as inscrições rupestres, localizado no Morro do Avencal. Quem for conferir o atrativo precisa ficar atento ao desenho Máscara do guardião, imagem perfeita de um rosto que chama a atenção de quem passa. São rastros deixados por nossos antepassados no lugar.Maria Cerny/Flickr

Além dos registros milenares, o Morro do Avencal atrai visitantes interessados em apreciar a vista do Mirante do Avencal, com panorâmica de Urubici. O morro está a 1.175 metros de altitude e tem uma cascata que encanta os turistas que vão ao município.

Outra cascata, a Véu da Noiva, é uma boa opção para encerrar os passeios por Urubici. Com 65 metros de altura, está localizada nos aparados da serra, a 10km do centro da cidade. O nome é dado pela espuma branca que se forma quando há grande vazão de água. Nos 300 metros de caminhada entre o estacionamento e a queda, é possível observar pássaros da região — como curiós, sabiás, tico-ticos, pica-paus — e a mata nativa, chamada de mata nebular.

Também existe a possibilidade de explorar o local por uma trilha suspensa a 10 metros de altura. A caminhada de 260 metros é feita entre as copas das árvores. A cascata está em propriedade particular e recebe turistas das 8h às 18h. A taxa de entrada é de R$ 3.

Fique atento
» Onde se hospedar
Cabanas Xokleng
Informações: (49) 3278-5385 / 9176-4335

Pousada de altitude Fogo Eterno
Informações: (49) 3019-9001

Pousada Cantos & Encantos
Informações: (49) 9146-2188 / 9146-2180

Urubici Park Hotel
Informações: (49) 3278-5300

» Reserve o seu passeio
Agência de Ecoturismo Graxaim
Informações: (49) 3278-5617

Agência de Ecoturismo Serra Sul
Informações: (49) 3278-4838 / 8846-8717

» Sabores da serra
Confira algumas opções de restaurante para conhecer durante a estada em Urubici:

Paradouro Santo Antônio
Informações: (49) 3278-4005

Château du Valle
Informações: (49) 3016-2015

A Taberna Bistrô
Informações: (49) 3278 5121

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s