Cidade do México, comece pelo Zócalo

IMG_5158.JPG

Eliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Quem nunca voltou de uma viagem com a sensação de que muitos pontos turísticos ficaram de fora do roteiro porque não deu tempo de visitar tudo? Essa sensação pode ser muito, muito intensa quando se visita a Cidade do México.

IMG_5169.JPG

Com um país construído por civilizações maias e astecas, famosos revolucionários como Pancho Villa e Zapata, personagens que viraram ícones mundiais como a pintora Frida Khalo, além de uma culinária peculiar e apreciadíssima, atrações para todos os gostos é o que não falta à capital mexicana.

San Miguel de Allende, a joia mexicana

San Miguel de Allende, a capital gourmet do México

Uma praça faz a alegria em San Miguel de Allende

Uma boa dica é começar o passeio pelo Zócalo, praça localizada no centro histórico da cidade e que por si só já reúne um número considerável de atrações. Na praça, a arquitetura colonial da sede do governo e da Catedral Metropolitana convivem lado a lado com ruínas do Templo Mayor, uma grande escavação arqueológica que preserva parte do que foi um dia a civilização asteca.

IMG_5231.JPG

O Palácio Nacional (foto acima) abriga os admiráveis murais do artista Diego Rivera (foto abaixo). A obra, de dimensão considerável, retrata com um olhar crítico a história nacional desde os tempos pré-hispânicos, passando pela colonização e posteriormente pela luta de classes. A entrada é gratuita, condicionada apenas à apresentação do passaporte que fica retido na recepção e é devolvido ao final da visitação.

IMG_5237.JPG

Em um país predominantemente católico, a Catedral Metropolitana (foto abaixo) vale a visita mais pela arquitetura do que por sua importância para os fiéis. Nesse quesito, o principal centro de peregrinação é a Basílica de Guadalupe, localiza ao norte da cidade, distante do Zócalo.

IMG_5155.JPG

Considerado o maior templo católico das Américas, a basílica recebe a visita de milhões de fiéis atraídos pela história da aparição da Virgem ao índio Juan Diego. A devoção dos locais é tamanha que há quem diga que antes de cristãos, os mexicanos são guadalupanos.

Continuando pelo Zócalo, a praça é rodeada ainda por lojas e restaurantes. No centro, uma imponente bandeira mexicana ostenta o nacionalismo do país.

IMG_5270.JPG

As ruas paralelas ao Zócalo também convidam ao passeio. Nelas pode-se desfrutar de bons restaurantes e cafés, como o tradicionalíssimo Café de Tacuba, se deparar co monumentos dedicados a heróis nacionais, ou chegar em poucos passos ao Palácio de Bellas Artes.

Mas atenção: prefira passear pelo Zócalo de segunda à sexta-feira. Ao contrário do que acontece com a grande maioria das metrópoles, em que as regiões centrais costumam ficar desertas aos finais de semana, na Cidade do México é quase impossível caminhar no centro aos sábados e domingos.

IMG_5197.JPG

 

Anúncios

3 comentários em “Cidade do México, comece pelo Zócalo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s