Museu Frida Kahlo e Museu Leon Trotsky

IMG_6064.JPG

Eliane Moreira (texto) e Renato Alves (fotos)

Quem passeia pelas ruas residenciais do pitoresco bairro de Coyoacán, na Cidade do México, não desconfia que no passado o bairro serviu de endereço para dois ilustres moradores: a pintora mexicana Frida Khalo e o revolucionário russo Leon Trótski.

IMG_6037.JPG

Dona de uma biografia marcante, Frida quebrou tabus por suas ideias e comportamento, e, apesar de ter vivido em um país considerado machista, despontou como ícone feminista mundo a fora. Hoje seu rosto está em todo tipo de souvenir, em bolsas, roupas e até em editoriais de moda.

Cidade do México, comece pelo Zócalo

San Miguel de Allende, a joia mexicana

San Miguel de Allende, a capital gourmet do México

Uma praça faz a alegria em San Miguel de Allende

Suas pinturas ganharam reconhecimento mundial e muitas estão expostas no Museu Frida Kahlo. A Casa Azul, como também é conhecido o museu, foi o lugar onde a pintora nasceu e morreu, e, além de suas obras, guarda em seu acervo objetos pessoais de Frida.

Além da coleção permanente, o museu abriga exposições temporárias. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h45 (exceto às quartas-feira, em que abre às 11h), o museu disponibiliza videoguias e visitas guiadas. Como é bastante procurado, vá com paciência, para enfrentar as filas da bilheteria.

IMG_6081.JPG

Já o Museu Leon Trotsky não recebe tantas visitas assim. Embora localizado a poucas quadras da Casa Azul, poucos são os viajantes interessados em conhecer a casa onde o intelectual russo se refugiou da perseguição do ditador Stálin e foi assassinado.

IMG_6148.JPG

Uma pena porque o museu vale muito a visita. Nos jardins repousam os túmulos de Trotski e de sua esposa, Natália Sedova. Na casa, os cômodos continuam organizados como se seus habitantes ainda estivessem por lá, ainda que as marcas de tiros nos dois atentados que sofreu e que culminaram em sua morte permaneçam incrustadas nas paredes.

IMG_6108.JPG

Assim como o Museu Frida Khalo, o Museu Casa de Leon Trotsky abre de terça a domingo, com ingressos a preços bem acessíveis.

IMG_6138.JPG

Anúncios

Um comentário em “Museu Frida Kahlo e Museu Leon Trotsky

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s