Ilhas gregas – Pedaços do paraíso no Mar Egeu

Helena Mader (texto) e Guilherme Queiroz (fotos)

As casinhas brancas com teto azul que cobrem os penhascos e se debruçam sobre o mar são a face mais conhecida das ilhas gregas. Mas bastam poucas horas em terra firme para desvendar os segredos e as belezas naturais escondidos nesses pedaços de paraíso.

A Grécia tem 2 mil ilhas de águas cristalinas e com ruínas que contam séculos de história. E elas oferecem atrativos para todos os tipos de turistas: casais em busca de tranqüilidade, gays ou jovens que só pensam em badalação

A melhor época para visitar as ilhas gregas é no verão, quando o turista pode apreciar a paisagem e mergulhar no Mar Egeu. De novembro a abril, o acesso é complicado por conta dos ventos que cruzam as ilhas. Os barcos não conseguem atracar e apenas os navios chegam perto.

Como não vale a pena visitar as ilhas sem colocar pelo menos os pés na areia, é melhor optar por um tour entre maio e outubro. Durante o inverno, a maioria dos hotéis fecha as portas e qualquer lugar à beira-mar se transforma em um ambiente inóspito para os turistas.
 
Santorini

Entre as ilhas gregas, a mais famosa é Santorini, destino preferido na Grécia depois de Atenas. Chegar aqui é relativamente simples e os bilhetes de barco são bem acessíveis. Há pelo menos cinco embarcações saindo de Atenas em direção à ilha diariamente.

A viagem dura cerca de quatro horas, no barco rápido, e pode chegar a até oito horas, em um ferry mais lento. O preço varia entre 30 e 60 euros, dependendo do tempo que o turista passa chacoalhando no barco. A viagem de avião dura meia hora. Além da economia de tempo, sobrevoar o Mar Egeu para ver as ilhas e o vaivém de navios vale a pena. Um bilhete custa entre 70 e 100 euros.

Como a ilha é pequena — tem 40km de uma ponta a outra —, a distância do porto ou do aeroporto até o centro da cidade é curta. Mas os taxistas não perdem uma oportunidade de arrancar dinheiro dos turistas. Uma viagem de apenas cinco minutos de carro sai por até 15 euros. Também há ônibus que fazem o trajeto, mas eles só passam a cada 90 minutos. Diante do sol quente e da vontade de chegar logo até o mar, o impulso natural é pular dentro do táxi e abrir a carteira para os gregos — na maioria das vezes, bem antipáticos.

O melhor lugar para se hospedar é em Fira, capital de Santorini. Há pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. Após largar as bagagens, desbrave essa ilha, que tem formato de lua crescente — adquirido depois da erupção de um vulcão, há 5 mil anos. Muitos acreditam que a lendária Atlântida ficava em Santorini.

Fira (ou Thira, como dizem os gregos) é um labirinto de ruazinhas pintadas de branco, cheias de lojas de jóias e artesanato. A primeira parada é para observar o Mar Egeu do alto e para tirar uma foto entre as centenas  de casinhas brancas com domo azul.

O melhor programa é se perder nas ruelas de Fira para apreciar as vitrines e observar o vaivém de turistas das mais variadas nacionalidades. Outra parada obrigatória é para se deliciar com os incríveis doces gregos. Destaque para as baklavas, folhados com pistaches, nozes, amêndoas e com uma calda de mel. Difícil dizer o que tira mais o fôlego dos turistas: a vista para o mar ou o sabor dessas iguarias helênicas.

No fim da tarde, o destino obrigatório é Oía (fala-se Ía), ao norte. Segundo os gregos, o local tem o mais lindo pôr-do-sol. A partir das 18h, os turistas começam a disputar os melhores lugares, como escadarias, cadeiras dos restaurantes ou a laje das casas. No verão, o sol se põe quase às 20h. O sol alaranjado desce aos poucos, até sumir no horizonte e se perder no Egeu. Todos batem palma.

Após o centro e o pôr-do-sol, é hora das praias. O centro de Santorini é o mais bonito da Grécia, mas as praias não são as melhores: falta areia fina e sobram pedras. A paisagem, no entanto, é bem diferente, o que compensa o passeio. Há praias de areia negra vulcânica, como Perissa e Kamari, e de areia vermelha, como Akrotiri. Em todas, o aluguel de duas cadeiras e um guarda-sol sai por 8 euros.
 
Ios

Bem menor do que Santorini, a ilha de Ios ferve durante o verão. Assim como Ibiza, na Espanha, o local é um dos preferidos pelos jovens que vêm de todos os países da Europa em busca de sol, praia e, principalmente, muita azaração. O centro da ilha, bem pequeno e organizado, é tomado por boates ou clubs, como são chamados.

Mas não é apenas a garotada que procura Ios na estação do sol. O passeio vale a pena em qualquer idade, já que as praias aqui estão entre as mais belas da Grécia. A combinação de areia branca e fina com um mar azul transparente faz de Ios um paraíso na terra.

A praia de Manganari, ao sul da ilha, é de longe a mais bonita. O acesso não é simples, só há dois horários de ônibus diariamente e a estrada estreita que liga o centro à praia e recorta as montanhas faz com que, a cada instante, se tenha a sensação de que o ônibus vai cair no precipício. Mas ao colocar os pés na areia, o visitante rapidamente esquece a viagem assustadora.

A água bem azul e cristalina faz o mar parecer uma piscina. Não há ondas e, mesmo com água até o pescoço, é possível enxergar o próprio pé. De tão limpas, as águas atraem pequenos peixes. Uma boa opção é levar máscara de mergulho para apreciar as belezas do fundo do mar.

A praia mais badalada de Ios — e também igualmente bela — é Mylopotas, bem ao lado do centro da cidade. É possível ir a pé, ou pegar um ônibus que leva cinco minutos até a areia dourada. É bom chegar cedo para pegar guarda-sol e cadeiras. A partir das 14h, a garotada que virou a noite nas badalas começa a acordar e a lotar a praia.

Assim como em Santorini, Ios tem várias opções de lojas de artesanato. Destaque para as estátuas que imitam lava vulcânica e reproduzem imagens cíclades — encontradas há séculos durante escavações nas ilhas.
 
Mykonos

O mais conhecido morador da ilha de Mykonos está sempre a postos para recepcionar os turistas. É Petros, um pelicano que vive entre o vaivém de visitantes e os barcos de pescadores. Há até fila para tirar foto com a ave que faz pose para os flashes.

Mykonos faz jus à fama de ilha gay da Europa. Grupos de homossexuais lotam restaurantes, lojas de luxo e praias. A maioria dos estabelecimentos tem a bandeira do arco-íris para deixar os clientes à vontade. O clima alto-astral predomina na ilha, também conhecida pelas festas que rolam até o amanhecer. Aqui, tudo é permitido: andar pelado pelas areias ou beijos calientes entre homossexuais.

As praias são uma atração à parte. Dos locais de nudismo às areias mais familiares, há visuais para quem quer badalar até durante o dia e também para quem está em busca de um pouco de tranqüilidade. Festas acontecem na areia, com djs famosos em Super Paradise.

Na praia de Paradise, há opções de esportes náuticos e aulas de mergulho. Platys Giálos, a 3km de Chora  — centro de Mykonos — é o reduto das famílias. É a praia com melhor estrutura, com restaurantes e bares que servem o turista diretamente na espreguiçadeira.

Assim como nas outras ilhas gregas, é possível alugar pequenas motos por cerca de 20 euros a diária ou optar pelo transporte coletivo. Os ônibus são baratos e levam os turistas a quase todas as praias. Para chegar a alguns locais, como Super Paradise, entretanto, é preciso recorrer ao aluguel de barcos ou a carros particulares.

À noite, é fácil arrumar um lugar para jantar ou para se divertir. Tavernas servem a tradicional moussaka — uma espécie de lasanha com carne moída e berinjela. Também é bem fácil se perder pelas ruelas de Chora (se diz Róra).

Mas esse, aliás, é um dos melhores passeios. Andar até não achar a saída e então percorrer sem pressa cada beco, cada ruazinha. Observar os moradores, que acompanham a movimentação sem perder os costumes tradicionais, como girar entre as mãos o Comboloi, um tipo de terço grego.

(Helena Mader e Guilherme Queiroz  são jornalistas, jovens e moradores de Brasília-DF)

15 comentários em “Ilhas gregas – Pedaços do paraíso no Mar Egeu

  1. Estou indo a Grécia em pleno inverno. ja comprei algumas passagens de avião mas queria ir de Heraklion para santorini de barco seja qual for. É dificil conseguir? ja tenho a viagem inteira comprada e só fata isto. Adoro frio e 5º pra mim não é frio. Sei que a Grécia é mais quente.
    Vcs poderia me dizer como faço acompra do ticket pela internet

    Desde ja agradeço.

    Curtir

  2. Parabéns, as informações sobre as ilhas na Grécia são esclarecedoras. Vou pra lá no próximo ano (2014). Na sua opinião o melhor mês seria JUNHO ou AGOSTO?

    Curtir

  3. Estou indo na ultima semana de março, nesta época tem os barcos de santorini/mykonos? pois de atenas estou indo avião para Mykonos. Onde seria melhor ficar mais tempo mykonos ou santorini?

    Curtir

  4. A Grécia é a cidade que está no topo da minha lista de “país que eu quero conheer”.

    Curtir

  5. Foi o primeiro blog que encontrei que tem uma descriçao boa da Ilha de Ios. Apesar de tao recomendada pelos gregos e viajantes pela badalaçao nao se encontra muitas informaçoes sobre a ilha ate se chegar na Grecia.

    O que voce recomenda mais Ios ou Mikonos?

    Curtir

  6. Aline, obrigado pela dica, mas o blog não tem fins comerciais. O nosso intuito é compartilhar experiências e prestar um serviço gratuito. Na barra à direita da página colocamos links para sites e blogs de turismo que achamos interessantes, informativos. Se tiver alguma sugestão, nos mande.

    Curtir

  7. Eu achei sua “page” muito legal, que tal acrescentar um roteiro de turismo por outras empresas só para complementar?

    Abraço

    Curtir

  8. Muito bonito e útil o site ultimaparada. Excelente o texto sobre a Grécia, além de elucidativo, gostoso de ler! E escrito ainda por uma jornalista helênica, nos inspira credibilidade e beleza…

    abraço

    AB

    Curtir

  9. Que delícia de descrição! Além de dar vontade de sair correndo para a Grécia – aliás, MAIS vontade de fazer isso – ainda parece ser um guia bem confiável.

    Curtir

Deixe um comentário