São Petersburgo, Petrogrado ou Leningrado?

Eliane Moreira

São Petersburgo tem apenas 300 anos. Mas nesse curto espaço de tempo, a cidade mais européia da Rússia já foi batizada e rebatizada várias vezes.

Fundada em 1703 por Pedro, o Grande, para defender o território russo dos ataques da Suécia, recebeu o nome São Petersburgo em homenagem ao apóstolo Pedro, por quem o czar tinha devoção.

O termo burgo é alemão e significa cidade (cidade de São Pedro). Assim, a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em que Rússia e Alemanha eram inimigas, gerou, entre os russos, descontentamento com o nome da cidade.

Foi por isso que, em 1914, a então capital russa perdeu seu germânico nome para ser rebatizada por outro mais nacional: Petrogrado.

Em 1924, a morte do maior líder bolchevique, Vladimir Lenin, mudou mais uma vez o nome da metrópole. A cidade símbolo dos czares passou a ser chamada Leningrado.

Até que em 1991, com a queda do regime soviético, um plebiscito devolveu à cidade seu nome original: São Petersburgo.

7 comentários em “São Petersburgo, Petrogrado ou Leningrado?

  1. Cidade linda. Maravilhosa. Triste é a sua origem. Pedro , O grande, quis construir essa cidade nesse local que era pantanoso e nessa construção morreram nada mais nem menos que 50.000 homens.

    Curtir

  2. É sempre bom conhecer a história de povos que contribuiram para a
    ampliar nossa visão de mundo.

    Curtir

Deixe um comentário