Jardim Botânico de Brasília é um dos mais completos do país

Jardim Botânico de BrasíliaO Jardim Botânico de Brasília (JBB) foi elevado à categoria A, a mais completa classificação para uma instituição do tipo. Agora, compartilha com três outros estabelecimentos o topo do ranking entre todos os jardins botânicos brasileiros. O reconhecimento se deu após uma análise da infraestrutura, do corpo técnico e das atividades desempenhadas pelo local. Na avaliação anterior, em 2012, a área foi classificada na categoria C, ao lado de outras 11 instituições. De lá para cá, foi a única dessas a atingir o patamar máximo.

Mais importante instituição do tipo no cerrado, a área é muito procurada pelos brasilienses, que aproveitam as trilhas, os jardins temáticos, o orquidário e os demais espaços de proximidade com a natureza.

A classificação é feita pelo Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e segue a Resolução nº 339, de 2003, do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Para atingir o nível A, são exigidos itens complementares, como biblioteca especializada e programa de publicação técnico-científica, o que totaliza 16 requisitos. O JBB criou uma biblioteca virtual, com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que ampliou bastante o então reduzido acervo em papel. Em julho, mais uma novidade deve ser inaugurada: o Centro de Excelência do Cerrado.

O que ver

O JBB é uma das opções de lazer para os moradores e turistas que visitam a capital.

Os visitantes podem desfrutar de piqueniques, trilhas, mirante e até um jardim japonês. O jardim foi em 1985 para abrigar a fauna e flora do cerrado.

As escolas podem participar de visitas guiadas e atividades de educação ambiental. A administração do parque informa que é necessário fazer agendamento para participar da visitação.

Quando abre

Terça a domingo, das 9h às 17h

Ingressos

O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça à domingo, das 9 às 17 h. A entrada custa R$ 2 por pessoa. Crianças até 10 anos e idosos a partir dos 60 anos não pagam ingresso.

De terça a domingo, das 6h30 às 8h50, o acesso ao JBB é permitido somente a pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.  O JBB não funciona às segundas-feiras.

Como chegar

De carro

Entrar na subida da QI 23 do Lago Sul. A entrada principal do JBB fica depois do segundo balão, primeira entrada à direita.

De ônibus

Plano Piloto para JBB – Linhas 147.3 e 197.3

Itinerário da linha 147.3 – Rodoviária/Ponte Costa e Silva/Lago Sul/JBB/São Sebastião;

Itinerário da linha 197.3 – Rodoviária/Ponte JK/Lago Sul/JBB/São Sebastião.

São Sebastião para JBB – Linha 183.6

Itinerário linha 183.6 – São Sebastião/Jardins Mangueiral/RA Jardim Botânico/JBB;

Itinerário linha 181.2 – São Sebastião/RA Jardim Botânico/JBB/Lago Sul.

Jardim Botânico de Brasília - Mapa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s